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SUPLEMENTOS: Por que a procura cresce tanto no Brasil?

set 9, 2016 | Matérias

1-Um recente estudo revelou que 54% dos brasileiros tomam algum tipo de suplemento alimentar. Dentre os compostos mais consumidos, estão: ácidos graxos (ômega-3), aminoácidos (BCAA), minerais (cálcio), óleos (óleo de fígado de bacalhau), plantas (goji berry), proteínas (whey protein), vitaminas (multivitamínicos). Peço, por gentileza, que explique cada um deles, sua função e características.

ÔMEGA 3

O ômega 3 é um tipo de gordura, conhecido como ácido graxo essencial, uma vez que é essencial para a manutenção e promoção da saúde.
O corpo humano não é capaz de produzir ômega 3, tendo que obtê-lo através da alimentação ou suplementação.

O ácido graxo ômega-3 apresenta propriedades com ação antioxidante e anti-inflamatória. A ingestão adequada de ômega-3 promove a proteção da saúde cardiovascular e cerebral. Tendo também efeitos benéficos sobre a composição corporal

BCAA

O BCAA é um composto de aminoácidos de cadeia ramificada: L-leucina, L-valina, L-isoleucina, três aminoácidos que o corpo utiliza como energia e que são importantes para a prática de atividade física, pois atuam no processo regenerativo dos músculos e possuem efeito anticatabólico. O BCAA ajuda a reduzir a fadiga, minimiza o risco de lesão muscular que pode ser causado pelo exercício físico, além de aumentar o desempenho.O suplemento é indicado para garantir que os aminoácidos estejam sempre disponíveis, evitando que o corpo utilize as estruturas musculares como fonte de energia, o que acarretaria em perda de massa muscular.

CÁLCIO

O cálcio é o principal mineral que atua na formação da massa óssea, é também essencial para a coagulação sanguínea, agregação plaquetária e ainda tem um papel especial na contração muscular. Sua absorção ocorre no intestino delgado, sendo absorvidos cerca de 20 a 30% da sua ingestão.

A recomendação de ingestão adequada (RDA) de cálcio equivalem a 1300 mg para mulheres e homens de 9 a 18 anos; 1000 mg para adultos de 19 a 50 anos, e 1200 mg para indivíduos a partir de 50 anos.

A suplementação de cálcio é necessária quando não se atinge as quantidades recomendadas diárias pela alimentação.

Os suplementos são geralmente comercializados sob forma de carbonato de cálcio, gluconato de cálcio ou citrato de cálcio.

OLEO DE FIGADO DE BACALHAU

É um óleo extraído do fígado do bacalhau rico em vitamina A e D, ele tem dois componentes que são importantes para nossa saúde são eles o Ômega 3 e os ácidos graxos essenciais. Possui ação anti-inflamatória e antioxidante. Vendido em garrafas liquidas e capsulas.

GOJY BERRY

A fruta tem baixo teor calórico, é rica em ácidos graxos insaturados, como ômega 3 e 6, além de antioxidantes e polifenóis. Contém um aminoácido que são responsáveis pela liberação de serotonina, o hormônio mais desejado por todos, que desencadeia sensações como alegria, bom humor, deixando o sono estável e tranquilo. A liberação constante desse hormônio evita as possibilidades de depressão. Outro ativo interessante que a fruta contém é o ácido linoleico, que ajuda na queima de gordura corporal.

Ela pode ser consumida em forma de capsulas ou desidratada que é a mais comercializada e vendida atualmente.

WHEY PROTEIN

É a proteína do soro do leite extraída durante o processo de transformação do leite em queijo.

O Whey protein é um suplemento muito utilizado e recomendado para o pós-treino, para uma adequada recuperação da massa muscular, porém pode ser consumido e indicado para o uso em outras refeições, como no Pré-treino e complemento alimentar.

Existem três tipos de Whey: WPC- Whey concentrado, WPI- Whey Isolado,

WPH- Whey hidrolisado, tem função antioxidantes e melhora do sistema imune, principalmente se usado no pós treino.

MULTIVITAMINICOS

Multivitamínicos são suplementos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes que atuam para o equilíbrio do organismo, assim, contribuindo para o fornecimento de energia e disposição, saúde dos ossos, síntese proteica e melhora do sistema imune, além de suprir as carências nutricionais do dia a dia.

Indicado para aquelas pessoas que pela alimentação não conseguem suprir as necessidades diárias, uma forma segura e prática.

2-Existem situações em que os suplementos podem trazer malefícios para o organismo? Quais são estas situações? Fale sobre os malefícios causados e por qual motivo podem ocorrer.

Suplemento, quando utilizado de forma correta, sob orientação de um profissional habilitado, não traz malefícios à saúde.

Os suplementos alimentares são formulados visando à melhora da performance do praticante de atividade física.

Os Suplemento, quando utilizado de forma correta, sob orientação de um profissional habilitado, não traz malefícios a saúde.

A falta de orientação profissional, uso exagerado, pode prejudicar a saúde.

Existem algumas reações adversas possíveis com o indevido da suplementação, as mais graves disfunções hepáticas e renais, arritmia. “Os danos mais conhecidos são: suor excessivo, redução do apetite, aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, insônia e alteração na percepção da dor e do cansaço, que pode acarretar lesões.

Estes sinais e sintomas, normalmente acontecem em indivíduos que não tem uma orientação profissional adequada, consumem suplementos acima da dosagem usual.

Não podemos crucificar os suplementos, tem que avaliar muitos fatores, antes de sair dizendo que eles fazem mal à saúde.

Nutricionista Camila Gomes CRN 36096 – Graduada em Nutrição pela Universidade Paulista -Especialista em Bioquímica fisiologia, treinamento e nutrição desportiva pela UNICAMP laboratório de bioquímica do exercício- LABEX. Nutricionista P&D da New Millen Suplementos, Colunista da Revista Endorfina e do Portal GO Running. Atuação na área Clínica e esportiva,Corredora amadora.

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