You need to Login for joining waitlist.

Termogênicos: muito além da queima de gordura

set 9, 2016 | Matérias

Os suplementos termogênicos são aqueles responsáveis por intensificar a termogênese do organismo, ou seja, aumentar o gasto energético. A quantidade de calor produzida pelo organismo é diretamente proporcional à taxa de metabolismo basal (quantidade de calor produzida no estado de repouso e em um ambiente térmico neutro).

Os suplementos termogênicos fazem com que o organismo gaste mais energia durante o processo digestivo, aumentado a taxa metabólica. Normalmente, os suplementos para esse fim são feitos a base de cafeína, chá-verde, guaraná, gengibre, pimenta, entre outros.

Seu consumo não está ligado exclusivamente à queima de gordura corporal. Os termogênicos trazem outros benefícios como: redução do apetite, favorecimento do metabolismo, mais energia para treinar e como consequência uma melhor performance e definição da massa muscular.

A cafeína é a mais comum sendo a mais utilizada na composição dos suplementos termogênicos. O composto farmacológico pertence ao grupo das metilxantinas. A cafeína é um potente estimulador do sistema nervoso central e é destinada a aumentar a resistência aeróbica que por consequência promove a melhora do desempenho em exercícios aeróbios.

Os efeitos colaterais causados pela ingestão de Termogênicos em excesso pode resultar em tremor, induzir a insônia, nervosismo, irritabilidade, ansiedade, náuseas, taquicardia e desconforto gastrointestinal. Por isso é importante que a utilização seja indicada por profissionais capacitados e que sejam respeitadas as quantidades ideais para você conforme sua necessidade fisiológica, pois nem sempre a indicação do fabricante é a mais indicada para você.

Camila Gomes – Nutricionista Camila Gomes CRN 36096 – Graduada em Nutrição pela Universidade Paulista -Especialista em Bioquímica fisiologia, treinamento e nutrição desportiva pela UNICAMP laboratório de bioquímica do exercício- LABEX. Nutricionista P&D da New Millen Suplementos, Colunista da Revista Endorfina e do Portal GO Running. Atuação na área Clínica e esportiva,Corredora amadora.

Veja também

SUPLEMENTOS: Por que a procura cresce tanto no Brasil?

1-Um recente estudo revelou que 54% dos brasileiros tomam algum tipo de suplemento alimentar. Dentre os compostos mais consumidos, estão: ácidos graxos (ômega-3), aminoácidos (BCAA), minerais (cálcio), óleos (óleo de fígado de bacalhau), plantas (goji...

Gostou? Compartilhe:

preloader